Como criar um mocinho decente

Gente, eu peço desculpas por não postar nada original a muito tempo, mas todos os autores tem momentos em que não conseguem de jeito algum escrever algo original. Bem, e eu passo por esses momentos muitas vezes. E isso afeta os meus blogs, nada estranho. Então eu peço paciência. Mas enquanto nada original aparece, vou postando algumas coisas legais que eu acho na internet. E vocês sabem, eu acho muitas coisas...

Como criar um mocinho decente
Bom, acho que o primeiro passo é definir se o seu mocinho vai ser um good guy ou um bad guy. Isso é importante, porque toda cena do livro da qual ele participa vai ser baseada na personalidade, no jeito dele [óbvio], e, se você ainda tá na dúvida sobre quem ele é, terá sérios problemas na hora de escrever.

Esclarecendo: quando falei good guy e bad guy, quis dizer mocinhos, só que um com bom temperamento e outro sem. Tipo Stefan e Damon na série de TV The Vampire Diaries. A gente sabe que o Damon, no fundo, é uma pessoa boa - com resquícios de humanidade - mas ele dificilmente demonstra isso.

Decidiu? Perfeito. Agora... vamos aos itens!

1) Compatibilidade

É claro que ninguém quer ver um mocinho nada a ver ficando com a donzela no final, certo? Então, para não cometer uma gafe dessas, aquela dica que eu dei anteriormente aqui vale mais do que nunca: faça fichas para os personagens.

Assim, você pode ter um panorama sobre os gostos deles e concluir, por uma visão "de fora", se aquelas duas pessoas combinariam no mundo real [que tristeza admitir que eles não existem de verdade].

É claro que gostos não são tudo o que importa. Os personagens devem ter sintonia. Então, por mais que você tenha criado um casal que goste das mesmas coisas, se na hora de montar os diálogos e situações não houver química, pode esquecer. O cara tem que ser o que a protagonista gostaria de encontrar em um, mesmo que ele seja muito diferente do que ela é. E também tem que fazer com que o leitor se identifique com ele, já que ele é um dos personagens principais.

2) Estilo


Não importa o estilo, o fato é que qualquer garota se amarra num cara que tem um algo a mais - principalmente quando ele se veste bem e a agrada nesse quesito. Uma mania pode se tornar atraente; o jeito com que ele dá risada, meio de ladinho; o modo como ele anda, decidido e inabalável. Óculos escuros também sempre deixam todo mundo mais sexy. Inove!

Em livros a gente mexe muito com a imaginação. E como você é um escritor - ou aspirante a um -, é digno fornecer todo o material possível ao leitor para que ele possa criar as cenas na mente dele com perfeição.

3) Personalidade

Não há nada mais legal que um cara que tem opinião. Isso é muito marcante em livros, porque são deles que a gente vai tirar aquela frase foda para contar a alguém ou, sei lá, lembrar e ficar nostálgica no meio da classe, quando pensamos em tudo, menos na aula.

Eu sou fã de comentários afiados e sarcásticos, mas, se o cara que você escolheu não fizer esse estilo, não tem problema. O importante é mostrar a inteligência/atitude de acordo com o jeito dele.

Porque né, ninguém curte ler um livro onde o mocinho é um boçal.

4) Ninguém é perfeito

E não é nos livros que vamos ser. Se a protagonista faz uma cagada atrás da outra, por que o mocinho também não pode fazer?

O legal é criar alguém que, por exemplo, embora sempre esteja disposto a ajudar, se deixe abalar por alguma coisa, fique bravo e acabe respondendo de maneira grosseira. É o que a gente faz; é o que eles fazem também.

5) Ser admirado

Se ele é o mocinho da história, de um jeito ou de outro ele tem que cativar o leitor, certo? Pô, eu acho que sim. Pode ser pela beleza, atitude, jeito de ser, tudo junto e misturado... sei lá!

Ele pode ser corajoso e sagaz e fazer algo que salve a vida da protagonista, por exemplo. Se ele tem o direito de ficar com a mocinha no fim, é porque ele merece, não é?

Então faça com que ele mereça ;)

6) Sem grudes e melação

Para este item, nada como citar o nosso querido Edward Cullen. Falando sério, o que é este mocinho? Superprotetor, ciumento, grudento, extremamente lírico e ainda por cima... gelado.

Tudo o que uma garota quer, hein?

Tudo bem que ele é um vampiro e tem cem anos de idade. Na época em que ele foi "educado", digamos assim, era normal cortejar as garotas, ser cheio de dedos e tudo o mais. E ainda é um pouco, já que, vamos combinar, que menina não curte ser paparicada? A questão é que tudo que é demais enjoa, e Crepúsculo enjoa...

Brincadeirinhas à parte, eu realmente acho que, para um relacionamento funcional em livros, e na vida real também, muita melação não é coisa boa. Tentem sair do clichê, dessa coisa de o cara fazer tudo para agradar a menina, ser absurdamente fofo e cheio de mimimis.

- Fonte

0 comentários:

Postar um comentário