O drama dos professores de português

Eu costumo pensar muito quando estou sem fazer nada, o que quase sempre acontece quando estou me preparando para pegar no sono. E muitas coisas sem sentidos aparecem na minha cabeça nesses momentos, desde o que eu poderia ter falado em tal situações, há historias, ou um futuro para mim mesma que sei ser impossível acontecer. Acho que esse momento é o momento em que estou mais criativa que qualquer outro momento do dia.

Em tal momento essa semana estava pensando no trabalho de português que a minha professora havia anunciado. Ela havia pedido que nós preenchesse o Suplementar que veio no livro que ela pediu que nós lêssemos e quem não havia comprado o livro, que tirasse Xerox. Mas eu não estava pensando em como fazer para entregar esse trabalho a tempo, já que não havia comprado o livro, mas... em como essas professoras de português tem mal gosto!

Gif da Taylor por três fatores: ela está entre livros *obvio* ela está desesperada e pela pergunta, que poderia ser eu fazendo a vocês enquanto escrevo isso - Isto mata você como isso me mata?
Olha, eu sinto muito se você que está lendo isso neste momento é um/a professor/a de português, mas o que vou relatar aqui é a mais pura verdade que vem me perseguindo desde o primeiro ano do ensino fundamental.

Eu nem sempre fui uma bookaholic e na minha infância a minha mãe havia feito para mim uma carteirinha na biblioteca publica da minha cidade. Eu nem sempre ia lá, e sempre que ia pegava um gibi do Mauricio de Souza. Como eu não tinha o habito de ler, eu não tinha aquele gostinho critico que hoje sempre tenho ao ler os livros que caem em minhas mãos. Mas hoje, 8 anos depois, eu olho para trás e tenho dó de mim mesma...

OS PROFESSORES DE PORTUGUÊS NUNCA SABEM ESCOLHER UM LIVRO BOM PARA TRABALHAR COM SEUS ALUNOS!

Tudo bem, tem exceções. Na 2ª serie a professora pediu para a gente ler A Bela Borboleta, do Ziraldo, e até hoje assumo ser um livro lindo. Quando eu estava na 6ª serie a professora da 5ª pediu para os seus alunos lerem o Pequeno Príncipe, o que me deu um ódio danado, porque EU AMO AQUELE LIVRO e não foi ele que a minha professora tinha pedido para a gente ler. E naquela mesma 6ª serie, a minha professora pediu para que nós lêssemos Bisa Bia, Bisa Bel da Ana Maria Machado, que foi um livro maravilhoso. Mas juro que as exceções param por aí!

Esse ano eu estava com uma esperança danada de cair em minhas mãos algum livro bom. Sabia que os professores do 9º ano (antiga 8ª serie) tem que trabalhar clássicos com a gente e eu estava bem animadinha. Só que mais uma vez achando que o meu patinho de borracha ia sair voando e gritando quack, quack!! E a professora pediu para que lêssemos releituras de Machado de Assis.

RELEITURA É UMA MERDA. AQUILO ALI SÃO DUAS HISTORIAS RIDICULAS, QUE QUEREM QUE A GENTE LEIA UM LIVRO INCRIVEL, MAS A ÚNICA COISA QUE FAZ É NÓS TERMOS UM ODIO AINDA MAIOR PELOS LIVROS QUE A ESCOLA PEDE!

Bem, realmente, estou um pouco muito emotiva hoje creio estar na TPM, então garotos corram o mais rápido possível por isso o post pode estar muito ligado ao que eu acredito.

Não irei citar os livros que me traumatizaram tanto, porque um autor eu sei que estava escrevendo para crianças, já que sei que ele é mesmo um grande autor, e o outro... que bem, sinto que poderia ter feito melhor. Mas a professora deste ano conseguiu o que queria: quando chegar as férias eu vou passar na biblioteca e vou pegar um monte de clássicos e ler TODOS, mas porque quero saber o quanto esses autores foram capazes de mutilar a obra do grande Machado de Assis.

0 comentários:

Postar um comentário